Segunda à Sexta - 8h as 18h
Contato : (62) 3215.4446 /(62) 3215.4342

Orientando o paciente: Uso do laser na odontologia

Laser é uma luz com características muito especiais, que lhe conferem propriedades 

terapêuticas e cirurgicas .O laser emite sempre uma luz pura, potente e concentrada em um único ponto, com apenas uma cor, diferentemente da luz comum,que é formada de várias cores com diferentes comprimentos de onda.

Quais os tipos que existem?

Existem quatro tipos de laser. Um deles é o laser associado com a tecnologia de luz LED que clarea os dentes ,atuando em conjunto com um gel específico , sobre um dentes escurecido deixando- os mais claro.Um outro tipo é o laser terapêutico, que usamos em substituicão aos medicamentos ou em conjunto com eles, que é responsável pelo alívio imediato da dor , é usado como antitinflamatório e ajuda na cicatrização. Outro tipo de laser é o cirúrgico, que remove tecido ,corta e vaporiza , podendo ser usado em cirurgias , e também pode ser utilizado para a remoção de cáries e para a descontaminação e esterilização de lesões nas gengivas,ossos e infecções no interior do canal do dente. Além desses, existe ainda um laser usado exclusivamente para diagnóstico precoce de cáries .

Qual a vantagem do laser que faz o clareamento dental ?

A principal vantagem do clareamento dental à laser e a redução de tempo de tratamento . Neste procedimento , o clareamento dental é realizado no consultório por um dentista treinado á realizar este procedimento , em que a gengiva do paciente é protegida e sobre todos os dentes do paciente , arcada superior e inferior ,é aplicado um gel clareador (peróxido de hidrogênio15%) e a luz laser é utilizada para acelerar o processo de remoção do pigmento escuro na superfície do esmalte e no interior do dente , sem causar danos ao dente . Este procedimento dura em média 40 mim cada sessão, sendo necessária com 3 sessões , com intervalos de 4 dias , podendo ser realizado anualmente.Casos mais com um maior grau de escurecimento é necessário associar com a técnica de clareamento caseiro, para otimizar resultados. No entanto , existem contra-indicações para o clareamento dental á laser : grávidas e lactantes ,idade mínima 16 anos e pacientes que fazem uso de medicamentos para pele . A relatos de alguns pacientes de sensibilidade , nas primeiras 24h , sendo necessário o uso do laser terapêutico ou medicação via oral como analgésicos ou antiinflamatórios .

Qual a vantagem do laser terapêutico ?

A grande vantagem é que o laser terapêutico ativa o próprio organismo à produzir certas substâncias que regulam à inflamação, acelera à cicatrização, aumentando à circulação local ,promovendo uma redução significativa do edema, ocasionando um alívio imediato dos sintomas dolorosos ,por exemplo, após à uma cirurgia de um dente ,ou de um implante ,ou de enxertos ósseos e gengival .Sendo necessário a aplicação imediata à cirurgia , após 48h , 96h e a última aplicação do laser na remoção dos pontos que será no 7dia ou no 10 dia . A aplicação do laser é indolor e rápida, normalmente estas sessões de laser duram aproximadamente 15 mim . O laser terapêutico pode ser utilizado por todas as especialidades na Odontologia , representando um marco na evolução em busca do conforto para o paciente. .

Qual a vantagem do laser cirúrgico?

Esse tipo de laser, ao mesmo tempo , que evapora e corta os tecido, provoca coagulação e fechamento de vasos sanguíneos ,vasos linfáticos e terminações nervosas. Isso quer dizer que, nessas cirurgias, não há sangramento, há menos edema depois da cirurgia, e os pacientes têm um pós-operatório muito menos doloroso. Possibilita, portanto, a realização de cirurgias de modo menos invasivo e agressivo.

Para a remoção de cárie, à vantagem é que os pacientes necessitam de menos anestesia a que nos tratamentos convencionais. A grande vantagem, porém, é que, além de remover

a cárie, o dentista é capaz de esterilizar esse dente e deixá-lo com uma dureza maior do quea que tinha antes do tratamento.

E o laser para diagnóstico, como funciona e para que serve em Odontologia?

É um laser que opera em uma potência muito baixa, emitindo uma luz visível que vai até o dente, é absorvida na sua superfície e emite uma fluorescência, que pode ser mensura-

da no painel do aparelho, variando conforme o tipo ou a gravidade da cárie que há no den-

te. É um método de diagnóstico muito interessante, que desempenha um importante papel na prevenção odontológica sendo mais eficaz que os método convencionais devido à precisão em detectar à cárie o mais precocemente possível sendo bastante utilizado por dentistas americanos , europeus e asiáticos .

Existe contra-indicação para os tratamentos com laser?

Pelo contrário, o laser cirúrgico é muito bem indicado para pacientes portadores de discrasias sanguineas, diabetese todas as doenças degenerativas, obtendo bastante sucesso no tratamento de pacientes portadores de doenças imunossupressoras. Também não há contra-indicação para o uso em mulheres grávidas ou pacientes com problemas no coração. Uma vez que a cirurgia com laser cirúrgico não sangra, não causa estresse e provoca menos edema no pós-operatório, esses pacientes, que em Odontologia chamamos de pacientes especiais, são os principais beneficiados com essa técnica.

Posso substituir todos os meus tratamentos dentários convencionais por tratamentos

com laser?

Não se pode dizer que o laser terapêutico e o cirúrgico substituam tecnicamente

todos os tratamentos convencionais. Eles têm grandes indicações, porém, como todas as

técnicas, têm suas limitações. É importante lembrar que o tratamento com laser algumas vezes substitui tratamento com técnicas convencionais, mas outras vezes funciona apenas

como coadjuvante.

O laser substitui o tratamento com motorzinho?

Ainda não .Esperamos que em um futuro próximo o tratamento Odontológico possa ser realizado com laser e outras tecnologias que substituem o motorzinho. No entanto,O uso do laser em dente, ainda que muito efetivo, é limitado,ainda não se podem fazer preparos extensos, como os de coroa, por exemplo, pois o corte do laser ocorrer pelo posicionamento da luz laser perpendicular à superfície tratada , ainda está em desenvolvimento uma fibra óptica que consiga trabalhar com a luz laser de modo paralelo á superfície a ser a aplicada.

Por que o tratamento com laser é caro?

Porque os aparelhos utilizados nesses tratamentos são muito caros e a maioria importados. Além disso, o profissional que os utiliza precisa ter uma formação específica na área, o que demanda investimento e tempo de sua parte. Todo o conceito de tratamento odontológico com laser passa a ter uma conotação mais sofisticada, pelos seus incomparáveis benefícios da evolução tecnológica , o que acaba onerando o tratamento. Por exemplo, para ter esse equipamento no consultório, este precisa estar equipado com determinados dispositivos, precisa haver uma sala apropriada, um treinamento especial da equipe de auxiliares do consultório. Tudo isso acaba somando custos, que são repassados para o paciente.